2 de janeiro de 2020

Prêmio Viaja Bi!: os melhores destinos LGBT+ friendly para 2020

Com o início do novo ano e da nova década (sim, pra mim a década começa em ano com final 0), está na hora de celebrar o que passou mas, mais que isso, olhar pra frente e pro futuro. 🙂 Então, orgulhosamente, lanço hoje o Prêmio Viaja Bi!, a 1ª edição de um prêmio que vai indicar as tendências dos melhores destinos LGBT+ friendly para 2020. 🌈

Eu fui convidado para ajudar na seleção geral de destinos tendência para 2019 pelo caderno de Viagem Estadão e para 2020 pelo caderno de Turismo da Folha. E fiquei pensando: por quê não fazer uma seleção de destinos LGBT+? Como ninguém tinha feito até então no mercado, resolvi tomar a frente e fazer. É só esperar, babies, daqui um tempo tem alguém copiando e dizendo que teve a ideia. 😛 Mas como vocês vão saber e tá registrado aqui, o Prêmio Viaja Bi! é inovação no mercado, assim como foi o evento Mala Pronta. Eles que lutem! 😂

Convidei, para esse ano, um time parrudo do mundo todo para formar o júri e votar em 2 categorias, além de levantar a opinião dos especialistas sobre o que é turismo LGBT+ e o que precisa ser melhorado no Brasil e no mundo nesse segmento. As últimas perguntas serão apresentadas em outra publicação aqui no blog.

A ideia é trazer pra vocês a opinião de especialistas em viagem, seja profissionalmente ou por viajar bastante ou por ter um conhecimento/olhar específico, sobre as tendências para o próximo ano. O Viaja Bi! mapeia, os especialistas dão sua opinião, a gente compila por aqui e traz pra vocês. A ideia é que essa seja uma premiação anual e que nos próximos anos outras categorias sejam incorporadas e a votação cresça. Aguardem novidades. 😉

 

🌎 Melhores Destinos LGBT: Top 5 INTERNACIONAL 🌎

1º LUGAR: ÁFRICA DO SUL

A Cidade do Cabo (Cape Town) se destaca na África do Sul, um dos melhores destinos LGBT do mundo - Foto: Rhino Africa

A Cidade do Cabo (Cape Town) se destaca na África do Sul, um dos melhores destinos LGBT do mundo – Foto: Rhino Africa

O 1º lugar da nossa votação foi conquistada por um dos destinos que vêm ganhando relevância no turismo LGBT+. Cada vez se ouve falar mais desse pedacinho da África, que é diferente de muitos outros destinos do continente e foi o 5º país no mundo a legalizar o casamento homoafetivo, em 2006. A Cidade do Cabo (Cape Town) é uma das principais cidades para o turismo LGBT+.

DESTAQUES PARA O JÚRI: paisagens exuberantes, vinícolas, safáris e praias. O júri também entende que é um destino bem estruturado para o turismo, incluindo o LGBT+ e que oferece experiências únicas e bons preços. Foi destacado também a possibilidade de curtir Parada LGBT+ em Johanesburgo, a maior cidade da África do Sul, e na Cidade do Cabo, que também conta com uma vida noturna agitada e excelentes bares gays, com show de drags e muita gente bonita.

Guilherme Dias“Reúne praias bonitas, museus e monumentos que contam a história do apartheid, de arte moderna, tem gastronomia forte com vinhos locais. É ótimo destino para lua de mel, com jardim botânico lindo em Cape Town, além da possibilidade de conexão com a negritude (para os negros brasileiros)”.
Guilherme Dias

💫 Leia mais sobre África do Sul

 

2º LUGAR: LONDRES

Tower Bridge, em Londres, um dos melhores destinos LGBT do mundo

Tower Bridge, em Londres, um dos melhores destinos LGBT do mundo

O que dizer da minha segunda cidade? Apesar das contradições recentes de que foi palco na política em relação ao Brexit e ao atual Primeiro Ministro, não há o que se dizer em relação à questão LGBT+. Quando morei lá, em 2009/2010, a cidade já era uma das mais avançadas do mundo nesse quesito. É um pólo cultural, um caldeirão social e o Soho concentra boa parte da vida gay da cidade. Vauxhall também é um destaque. Confira o guia gay de Londres para mais informações.

DESTAQUES PARA O JÚRI: cultura, cena LGBT+, diversão, entretenimento e cultura pop, gastronomia e bares. Foi destacada também a campanha LGBT+ do Reino Unido, Love is Great, que inclui Londres como seu principal destino, o pioneirismo em direitos LGBT+, a rotina urbana intensa e as infinidade de opções para um roteiro na cidade.

Matt Skallerud“A cidade toda enche um roteiro de semanas só comendo, bebendo e explorando a cidade, tanto na vida gay quanto na vida em geral”.
Matt Skallerud

💫 Leia mais sobre Londres

 

3º LUGAR: TAILÂNDIA

Lua de mel lésbica: vista do quarto do hotel, em Bangkok, na Tailândia, um dos melhores destinos LGBT do mundo - Foto: Marta Dalla Chiesa

Lua de mel lésbica: vista do quarto do hotel, em Bangkok, na Tailândia, um dos melhores destinos LGBT do mundo – Foto: Marta Dalla Chiesa

Destino ainda não tão conhecido do público brasileiro mas que se destaca há muitos anos por ser amigável ao público LGBT+, especialmente ao público trans. Une praias com visual paradisíaco a uma cultura riquíssima e muita tradição, associada à hospitalidade do povo. Bangkok é a principal cidade para uma vida noturna agitada e cena LGBT+ vibrante. Leia mais em 4 motivos pra casais gays viajarem pra Ásia e em Lua de Mel lésbica dos sonhos no Sudeste Asiático.

DESTAQUES PARA O JÚRI: cultura rica, praias, comida, cena gay e receptividade nos serviços. Foram mencionados também os templos, a vida urbana, as belezas naturais e o fato de ser um dos países mais LGBT-friendly da Ásia. Também foi lembrado o fato de Bangkok ter uma vida noturna gay agitada e ser uma cidade sem preconceitos.

Nomadic Boys (Seby e Stefan)“É friendly, muita cultura, pessoas realmente receptivas, tem uma das melhores cenas gays em Bangkok, comida deliciosa, praias maravilhosas. Tem o pacote completo para uma viagem gay de férias surpreendente, única e fabulosa”.
Nomadic Boys (Seby e Stefan)

💫 Leia mais sobre Tailândia

 

4º LUGAR: AMSTERDAM

Cliquei os influenciadores PJ & Thomas durante uma ação com a KLM durante a Pride em Amsterdam, um dos melhores destinos LGBT do mundo

Cliquei os influenciadores PJ & Thomas durante uma ação com a KLM durante a Pride em Amsterdam, um dos melhores destinos LGBT do mundo

Uma das cidades mais abertas e inclusivas que já conheci, a liberdade é parte do DNA. A Pride é uma das mais diferentes do mundo, acontecendo nos barcos pelos canais, sendo um dos principais eventos da cidade. É o 2º maior, na verdade, depois do Dia do Rei, e a cidade literalmente pára e fica toda colorida. É lindo. As casinhas e todo o cenário construído pela cidade aos nossos olhos faz ela ser linda e fofa, não tem como não amar. A Holanda, vale ressaltar, foi o 1º país do mundo a legalizar o casamento homoafetivo, em 2001.

DESTAQUES PARA O JÚRI: liberdade, cultura LGBT+, beleza. Foi considerada também a cidade ter uma Parada LGBT+ bastante significativa e o pioneirismo do destino nas questões relativas à comunidade LGBT+.

Robson Franzoi“A primeira cidade que tive um contato mais próxima com a cultura LGBT. Onde vi a bandeira ser levantada com mais força e o movimento verdadeiramente representado. Por toda sua importância, acho que merece estar na lista”.
Robson Franzoi

💫 Leia mais sobre Amsterdam

 

5º LUGAR: ESPANHA

World Pride Madrid 2017, em Madri, na Espanha, um dos melhores destinos LGBT do mundo - Foto: Divulgação

World Pride Madrid 2017, em Madri, na Espanha, um dos melhores destinos LGBT do mundo – Foto: Divulgação

Além de menções nominais, a Espanha também recebeu votos em cidades específicas, como Madri, Barcelona e Valência. O país certamente é um dos mais avançados nos direitos da comunidade LGBT+ e sempre tem destaque em lista de países friendly. O país em geral recebe muitos eventos do segmento, como a World Pride em Madri em 2017 e foi o 4º país do mundo a legalizar o casamento homoafetivo, em 2005. Mesmo cidades menores, como Torremolinos, que visitei em 2016, têm diversas opções para a comunidade, como um hotel gay (com rooftop nudista, tá?). Leia o guia gay de Torremolinos para mais informações. Outras cidades também contam com hotéis direcionados ao público LGBT+.

DESTAQUES PARA O JÚRI: cena LGBT+ com festas e vida noturna, cena cultural, praias, segurança e gastronomia. Foram destaque as cidades de Madri com seu bairro Chueca, Barcelona, com hotéis e vida noturna, Valência com praias até nudistas como a de Guardamar del Segura, e Sitges com festas temáticas como a Bear Week. Os direitos LGBT+ e a beleza dos espanhóis também não ficaram de fora.

Mundo Sem Muros (Aline e Renata)“Espanha foi nosso primeiro destino internacional juntas. Não tivemos oportunidade de conhecer tanto, mas a semana em Madri já deixou claro que eles são muito abertos a comunidade LGBT+. Muitas bandeiras pelo lado de fora dos apartamentos, bairros bem famosos para a comunidade e até uma estação de trem toda pintada com as cores da bandeira com uma frase que nos marcou “Rainbow is the new black”… um amor”.
Mundo Sem Muros (Aline e Renata)

💫 Leia mais sobre Espanha

 

🌎 RANKING MELHORES DESTINOS LGBT INTERNACIONAIS 🌎

  • 1º lugar: África do Sul
  • 2º lugar: Londres (Inglaterra / Reino Unido)
  • 3º lugar: Tailândia
  • 4º lugar: Amsterdam (Holanda)
  • 5º lugar: Espanha
  • 6º lugar: Nova York (EUA) e Japão
  • 7º lugar: Israel, Barcelona (Espanha)
  • 8º lugar: Colômbia
  • 9º lugar: Irlanda, São Francisco (EUA), Sydney (Austrália), Puerto Vallarta (México), Algarve (Portugal), Dublin (Irlanda), Puerto Rico (EUA), Canadá, Bogotá (Colômbia), Bangkok (Tailândia), Berlim (Alemanha) e Curaçao
  • 10º lugar: Cidade do Cabo (África do Sul), Los Angeles (EUA), Valência e Madri (Espanha), Ilha St. Helena (UK), Lisboa (Portugal), Buenos Aires (Argentina) e Islândia.

 

🇧🇷 Melhores Destinos LGBT: Top 3 BRASIL 🇧🇷

1º LUGAR: SÃO PAULO

Melhores destinos LGBT: Multidão de cerca de 3 milhões de pessoas ocupa a Av. Paulista durante a Parada LGBT São Paulo 2017

Melhores destinos LGBT: Multidão de cerca de 3 milhões de pessoas ocupa a Av. Paulista durante a Parada LGBT São Paulo 2017

A cidade com a maior Parada LGBT+ do mundo (ou 2ª maior, dependendo de como for Nova York), com cerca de 4 milhões de pessoas, não podia ficar de fora dessa lista e é justo que, no Brasil, tenha o 1º lugar. É indubitavelmente a cidade com a maior cena LGBT+ do país e tem diversidade em suas veias, com empreendimentos e iniciativas para a comunidade, como a Castro Burger, por exemplo, entre tantas outras. A diversidade traz, ainda, além da Parada LGBT+ principal, paradas paralelas, como a Trans, a Preta, a Lésbica e a Bissexual.

DESTAQUES PARA O JÚRI: gastronomia, vida noturna, cena LGBT+, cultura, diversidade e respeito. Foi destacada a presença LGBT+ nas escolas de samba e nos blocos de rua no Carnaval e os vários bairros onde a comunidade se reúne como Arouche, Consolação, Paulista, Pinheiros e Bela Vista. Outro destaque foi a multiculturalidade da cidade, reunindo pessoas do país todo, onde demonstrar afeto em público não é um problema e que oferece tesouros escondidos que são descobertos por quem explorar com tempo. Destacou-se a capacidade de São Paulo de se reinventar e sempre oferecer o melhor em tudo o que se propõe a fazer, além da diversidade de opções de uma cidade que nunca dorme.

Pedro HMC“São Paulo tem uma cena LGBT mais diversa e rica. Há exposições, festas pra todo gosto (barbies, ursos, modernos, lésbicas, etc.), eventos culturais (Festival Mix Brasil, Museu da Diversidade, sempre os melhores festivais também) em vários bairros da cidade (Consolação / Pinheiros / Paulista / Bela Vista) e ver um casal gay de mãos dadas andando pela rua chega a ser comum”.
Pedro HMC

💫 Leia mais sobre São Paulo

 

2º LUGAR: RIO DE JANEIRO

Pão de Açúcar e seu bondinho vistos da janela do avião no Rio de Janeiro, um dos melhores destinos LGBT do Brasil

Pão de Açúcar e seu bondinho vistos da janela do avião no Rio de Janeiro, um dos melhores destinos LGBT do Brasil

A Cidade Maravilhosa ficou em 2º lugar por muito pouco. Junto com São Paulo liderou com folga o ranking. Ambas tiveram cerca do triplo de pontos da 3ª colocada, com uma diferença de 1 ponto entre elas. Apesar da atual crise no Estado do Rio de Janeiro, do prefeito conservador censor e da constante lembrança da violência, os aspectos positivos de uma das cidades mais queridas do mundo foram ressaltados, por brazucas e gringos. O Rio já foi eleito como a cidade mais friendly do mundo há alguns anos e já teve como política pública ações contra a homofobia. O momento é turbulento, mas a cidade continua sendo maravilhosa e vai sair dessa fase.

DESTAQUES PARA O JÚRI: beleza natural, praia, vida noturna, receptividade, cena LGBT+ com festas esporádicas e homens bonitos. Foi lembrado o fato do Rio, apesar da violência, já ter sido, certa vez, eleito o melhor destino LGBT+ do mundo, de ter um espaço na praia com bandeira do arco-íris e da escolha constante como destino para o Carnaval ou Réveillon. Não foram esquecidas as atividades esportivas, a cerveja gelada na praia e a azaração. Ipanema, Centro e Guanabara foram mencionados com destaque. Entre os jurados gringos, o destaque ficou para a beleza única e estonteante de uma das mais bonitas cidades de praia do mundo, além dos boys magia, claro.

Flávio Fusco“Quanto mais viajo pelo mundo, mais vejo que nosso Brasil tá lotadão de opções pra sair e curtir a noitada! E morando no Rio, vejo que além das casas noturnas, há muitas festas esporádicas (principalmente as que são conhecidas como blocos de carnaval) que sempre são uma ótima opção”.
Flávio Fusco

💫 Leia mais sobre Rio de Janeiro

 

3º LUGAR: BAHIA

A vista do Elevador Lacerda é uma das mais icônicas de Salvador, na Bahia, um dos melhores destinos LGBT do Brasil

A vista do Elevador Lacerda é uma das mais icônicas de Salvador, na Bahia, um dos melhores destinos LGBT do Brasil

O Estado da Bahia tem investido, nos últimos anos, em sua promoção como destino LGBT+ friendly e isso se pulveriza em várias de suas cidades. Além das menções nominais ao estado, também foram citadas, nos votos ou justificativas: Salvador, Itacaré, Caraíva, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo e Cachoeira. Foi o destino com mais citações a cidades. Salvador, especialmente, é um destino conhecido pelo público LGBT+ de longa data que se joga muito no Carnaval, no Réveillon ou em festas e festivais.

DESTAQUES PARA O JÚRI: receptividade, praias, cultura negra e cena LGBT+. Foi destacado que as religiões de matriz africanas, bastante presentes, costumam ter portas abertas a todos os tipos de pessoas. Na cena LGBT+, foram destacados, em Salvador, pontos de encontro como Âncora do Marujo, ensaios do bloco Cortejo Afro e a Praia do Porto da Barra, além de campeonato de rebolado. O largo sorriso do baiano e a comida também tiveram destaque. Em Itacaré, destacaram-se as festas e vida natural de tirar o fôlego. As pequenas cidades foram lembradas. Cachoeira foi representada como sendo a alma baiana no seu máximo, na porta de entrada do Recôncavo Baiano e Caraíva por seus visuais, experiência pé na areia e tranquilidade, sendo ainda uma reserva da tribo Pataxó, na Costa do Descobrimento. Arraial d’Ajuda e Trancoso foram eleitos como boas bases para explorar a região.

Jurriaan Teulings“Minhas férias perfeitas – e eu fiz isso duas vezes nos dois últimos anos – é passar o Carnaval em Salvador e depois ir para a Ilha de Boipeba para relaxar. Boipeba é muito mais tranquila que Morro de São Paulo e tremendamente bonita. Um número surpreendente de empresas locais são gerenciadas ou tem proprietários gays”.
Jurriaan Teulings

💫 Leia mais sobre Bahia

 

🇧🇷 RANKING MELHORES DESTINOS LGBT BRASILEIROS 🇧🇷

  • 1º lugar: São Paulo (SP)
  • 2º lugar: Rio de Janeiro (RJ)
  • 3º lugar: Bahia
  • 4º lugar: Florianópolis (SC)
  • 5º lugar: Recife, Salvador (BA) e Fernando de Noronha (PE)
  • 6º lugar: Itacaré, Caraíva e Cachoeira (BA), Porto de Galinhas (PE), Gramado (RS) e Rota das Emoções (PI/CE/MA)
  • 7º lugar: Maragogi (AL), Jalapão (TO), Vitória (ES), Arraial d’Ajuda e Trancoso (BA), Bonito (MS) e Foz do Iguaçu (PR)

 

Prêmio Viaja Bi! 2020: Melhores Destinos LGBT Friendly

Bom, vamos explicar como funcionou a votação e seleção, deixando super transparente pra vocês porque, diferentemente dos nossos políticos, aqui é papo reto e transparência total. 🙂 Qualquer dúvida que tiverem, só usarem a caixa de comentários no final dessa página. Todas serão publicamente respondidas, ok?

CATEGORIAS PRÊMIO VIAJA BI! 2020 MELHORES DESTINOS LGBT+

  • Destino Internacional
  • Destino Brasileiro

 

JÚRI PRÊMIO VIAJA BI! 2020 MELHORES DESTINOS LGBT+

O Viaja Bi! consultou 24 especialistas*. Alguns são casais que contam como 1 voto por trabalharem no mesmo projeto. Foram convidados especialistas brasileiros e internacionais.

Alex Alexandre

ALEX ALEXANDRE
Publicitário, especialista em social media e produção de conteúdo em vídeo para Internet.
Votou em: São Francisco / Londres / Caraíva / São Paulo

Couple of Men (Karl e Daan)

COUPLE OF MEN
Karl e Daan são blogueiros de viagem no Couple of Men. Daan vem do teatro e descobre o mundo com seu namorado.
Votou em: Japão / Islândia / (não votaram em destinos brasileiros)

Dirk Baumgartl

DIRK BAUMGARTL
Chefe do conteúdo de viagem do maior grupo de mídia LGBT+ da Alemanha, blu media.
Votou em: Colômbia / Tailândia / Rio de Janeiro / Fernando de Noronha

Ed Salvato

ED SALVATO
Especialista em viagem gay, turismo e hospitalidade. Palestrante/Educador. Diretor de conteúdo do ManAboutWorld.
Votou em: Puerto Rico / Irlanda / São Paulo / Jalapão

Fábio Pastorello

FÁBIO PASTORELLO
Criador de Conteúdo no Viagens Cine, apaixonado por praia, viaja o mundo com seu marido. 
Votou em: Algarve / Barcelona / Rota das Emoções / Arraial d’Ajuda e Trancoso

Fábio Vilela

FÁBIO VILELA
Fundador do site Passageiro de Primeira, especialista em aviação, milhas e pontos, salas VIPs e hotéis.
Votou em: África do Sul / Tailândia / São Paulo / Bahia

Felipe Abílio

FELIPE ABÍLIO
Jornalista, repórter na Vogue Brasil, instagrammer e criador de conteúdo do canal LGBT+ GO Abílio.
Votou em: Curaçao / Londres / Fernando de Noronha / Salvador

Flávio Fusco

FLÁVIO FUSCO
Ator, publicitário, produtor de conteúdo no Instagram e apresentador do canal de viagens #FuiComFusco.
Votou em: Nova York / Buenos Aires / Rio de Janeiro / São Paulo

Fred Itioka

FRED ITIOKA
Jornalista na TV Globo, produtor de conteúdo e criador do perfil de travel lifestyle FlyingFredy.
Votou em: Canadá / Japão / Cachoeira / Rio de Janeiro

Guilherme Dias

GUILHERME DIAS
Jornalista, empreendedor e viajante. Autor do blog Guia Negro, entrevistador no canal da Carta Capital e sócio da Black Bird Viagem.
Votou em: África do Sul / Israel / Salvador / São Paulo

Jayme Drummond

JAYME DRUMMOND
Criador e apresentador do canal Carioca NoMundo, sobre viagens de luxo, hotelaria e aviação.
Votou em: Tailândia / África do Sul / Rio de Janeiro / São Paulo

Jurriaan Teulings

JURRIAAN TEULINGS
Fotógrafo premiado baseado em Amsterdam, viajou para 99 países e contando.
Votou em: Bogotá / St. Helena / Bahia / Recife e Olinda

Lucas Estevam

LUCAS ESTEVAM
Criador do Estevam Pelo Mundo, conecta brasileiros com os melhores destinos, hotéis e cias. aéreas do mundo.
Votou em: Berlim / Lisboa / Rio de Janeiro / Florianópolis

Matt Skallerud

MATT SKALLERUD
Trabalha com publicidade online, marketing, social media e imprensa LGBT+ no Pink Banana Media.
Votou em: Puerto Vallarta / Londres / São Paulo / Rio de Janeiro

Mauro Sousa

MAURO SOUSA
Produtor de eventos da Turma da Mônica. Nas horas vagas, marido do Rafael e pai do cachorrinho Chinelo.
Votou em: África do Sul / Japão / Gramado / Foz do Iguaçu

Mundo Sem Muros (Aline e Renata)

MUNDO SEM MUROS
Aline e Renata são criadoras do Mundo Sem Muros e viajantes focadas em cinematografia e fotografia.
Votou em: Israel / Espanha / São Paulo / Rio de Janeiro

Nomadic Boys (Seby e Stefan)

NOMADIC BOYS
Sebastien e Stefan escrevem o Nomadic Boys, um dos principais blogs gays do mundo, para inspirar viajantes LGBT+.
Votou em: Tailândia / Espanha / Rio de Janeiro / São Paulo

Pedro Ambrósio

PEDRO AMBRÓSIO
Biólogo por formação, professor por aptidão e fotografo por paixão. Colunista do Viaja Bi!.
Votou em: Sydney / Cidade do Cabo / Itacaré / Florianópolis

Pedro HMC

PEDRO HMC
Criador do canal Põe Na Roda no YouTube e do portal de notícias Põe Na Roda.
Votou em: Londres / Madrid / São Paulo / Rio de Janeiro

Penelopy Jean

PENELOPY JEAN
Drag queen, youtuber, DJ, performer e apresentadora do Drag me as a Queen na TV.
Votou em: Barcelona / Los Angeles / Florianópolis / Rio de Janeiro

Rafael Leick


RAFAEL LEICK

Criador do Viaja Bi! e do Viagem Primata, idealizador do Mala Pronta, publicitário e palestrante internacional.
Votou em: Amsterdam / Londres / São Paulo / Bonito

Rafael Supernok


RAFAEL SUPERNOK

Criador do canal Rafael Supernok, instagrammer e comissário de voo.
Votou em: Bangkok / Amsterdam / Rio de Janeiro / Vitória

Robson Franzoi


ROBSON FRANZÓI

Autor do blog Um Viajante. Compartilha viagens através de textos, fotos e vídeos.
Votou em: Nova York / Amsterdam / Recife / São Paulo

Rubinho Vitti


RUBINHO VITTI

Jornalista e articulista, trabalha como repórter no site E-Dublin.
Votou em: Dublin / Valência / Porto de Galinhas / Maragogi

 

REGRAS DA VOTAÇÃO DOS MELHORES DESTINOS LGBT+

Cada membro do júri preencheu um formulário indicando 2 destinos internacionais e 2 destinos brasileiros, justificando sua escolha, além de indicar sua definição para turismo LGBT+ e quais as sugestões para melhoria do segmento no Brasil e no mundo (as duas últimas questões serão publicadas em outro artigo aqui no site). Após o prazo estipulado, foram contabilizados os pontos para cada voto da seguinte maneira:

  • Voto para 1º destino (internacional ou brasileiro) vale 3 pontos
  • Voto para 2º destino (internacional ou brasileiro) vale 2 pontos
  • Se cidades ou regiões forem votadas e o destino macro também tiver sido mencionado (exemplo: São Paulo foi mencionado, assim como o destino Brasil, que incorpora São Paulo), o destino macro recebe pontos adicionais, da seguinte maneira:
    —> 1 ponto se o destino que é parte tiver sido a 1ª opção do jurado
    —> 0.5 ponto se o destino que é parte tiver sido a 2ª opção do jurado
  • A soma do total dos pontos foi distribuída no ranking apresentado nessa página, sendo que o destino colocado na 1ª posição, ou seja, com mais pontos, vence a categoria
  • A categoria Destino Internacional apresentará os 5 melhores destinos e a categoria Destino Nacional, os 3 melhores. Como há mais destinos internacionais, o pódio fica com 2 destinos a mais

Em caso do total de pontos ser igual, as regras seguidas para o desempate no “top 5” ou “top 3” são as seguintes, na ordem abaixo:

  1. tem mais votos nominais, sem contar pontos extras
  2. destino que recebeu mais pontos adicionais por destinos incorporados
  3. destino recebeu mais votos como 1ª opção
  4. destino recebeu mais votos como 2ª opção

 

E você? Concorda com o resultado da votação?
Qual o principal destino internacional e brasileiro para o público LGBT+ na sua opinião?
Deixe nos comentários abaixo. 😉

 

* Na seleção do júri, foram contemplados diversos espectros da diversidade, principalmente sexual. Fizemos convites para lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais, além de drag queens, pessoas negras e pessoas com deficiência. Infelizmente, por motivos de agenda, de mercado ou pessoais, nem todos puderam participar. Caso você tenha sugestões de especialistas para o próximo ano, para que contemplemos uma diversidade ainda maior, use o formulário de contato aqui do site para indicar.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

4 Comentários

  • Fabio Pastorello
    2020-01-02 09:51

    Ficou demais ! Amei a seleção.

    • Rafael Leick
      2020-01-04 02:58

      Valeu pela participação, Fábio. ❤
      Que essa lista cresça mais e mais.

  • Carla Boechat
    2020-01-07 08:13

    Adorei o prêmio, Rafa!! Arrasou! Concordo muito com alguns destinos que colocaram aqui, e acrescentaria, ainda, o Canadá. É mais um país gay friendly e maravilhoso.
    Um beijo e saudade!

    • Rafael Leick
      2020-01-07 10:08

      Oi, Carlinha. Obrigado pelo comentário. Eu concordo. O Canadá é super friendly. Eu só conheci Toronto mas o país todo é super amigável.
      Saudade de você.
      Bjs

Comentar